segunda-feira, 16 de junho de 2008

A afetividade na sala de aula







Sabemos que no dia-a-dia nossas tarefas e atribulações são
tantas que muitas vezes, deixamos de lado a demonstração de
afetividade para com nossos alunos. Lembramos de cobrar, exigir,
ser autoritários ( o que , é claro, também faz-se necessário) e
ocultamos nossas manifestações de carinho. Sendo que a
afetividade é fundamental para o desenvolvimento da auto-estima.
Mas, como nos preocupar com a auto-estima de nossos
alunos, se quase sempre estamos desmotivados e não conseguimos
ser exemplo para nossos educandos? É necessário, em primeiro
lugar, que sejamos pessoas confiantes. Então, estaremos iniciando
um trabalho para desenvolver o mesmo sentimento em nossos
alunos.
Estar de bem consigo mesmo, acreditar no seu potencial são
sentimentos necessários para o desenvolvimento de cidadãos
críticos e participativos. Portanto, se queremos uma sociedade com
pessoas atuantes e auto-confiantes devemos repensar a Educação,
e principalmente, nossos atos em sala de aula. O gesto de professor
é muito significativo para os alunos. Um simples gesto pode trazer
confiança ou desconfiança para as atitudes discentes.
Faz-se necessário criarmos um ambiente favorável para várias
demonstrações de carinho, afeto, flexibilidade (dentro dos limites) e
amizade. E assim, estaremos facilitando o desenvolvimento de uma
sociedade autônoma e confiante pela busca de seus ideais.





2 comentários:

Unknown disse...

Olá Maura!
Muito interessante o seu texto e as dicas que vc dá para a afetividade na sala de aula!
Abraços
NTE / Marisa

Cibele disse...

Oi Maura, tb gostei do seu texto quem está em sala de aula sabe muito bem a necessidade de afeto que nossos alunos tem. Bom trabalho